O que é mindset?
É a predisposição psicológica que determina a configuração mental de uma pessoa, permitindo-a compreender seus pensamentos e padrões comportamentais.
A autora do Livro Mindset: A Nova Psicologia do Sucesso (2017), e também psicóloga Carol Dweck sugere que existem 2 tipos de Mindset, o Mindset Fixo e o Mindset de Crescimento. Ela distingue os dois e os relaciona à forma como um indivíduo vai viver a sua vida.
Existe uma pré-disposição genética que explica o porquê da existência de muitas inclinações naturais na vida dos seres humanos, o que é chamado muitas vezes de “talento”. Acreditar que algo é o que é, e que não pode ser mudado, é o que ela chama de Mindset Fixo.
Quando se considera que tudo pode ser melhorado, através de estratégias, esforço orientado, esforço consistente, ou seja, estudos, treinos, aprendizagem, e dedicação para aprimorar uma área onde se deseja evoluir, é o que é chamado Mindset de Crescimento.
Como o mindset pode contribuir para seu equilíbrio?
Todos os seres humanos oscilam entre os dois formatos de mindset, podendo variar conforme ocasiões ou em uma mesma situação, logo é possível escolher mudar sua “configuração mental” em direção ao equilíbrio. Por mais que as situações possam parecer desafiadoras, olhar para elas e para seu comportamento e reação, como determinantes, impede o alcance de qualquer progresso em relação ao que se vive. Nesse caso, cabe ativar o Mindset do Crescimento e permitir-se acreditar que é possível mudar, buscar aprender e se aprimorar, para que, igualmente, o resultado da situação possa ser mudado.
Como pode ser aplicado?
Também chamada de psicologia do sucesso, estudar e aplicar o mindset pode reverter o resultado de determinada situação, considerando, claro, que o sucesso exige entre outras coisas, razões psíquicas, sociais e químicas, mas é importante lembrar que tentar, traz resultados que não existiriam se não houvesse sequer a tentativa. Assim como na fábula da Lebre e da Tartaruga, onde a Tartaruga acaba alcançando o pódio, mesmo tendo a lebre uma maior capacidade física para vencê-la, deve-se observar que o esforço é primordial na realização de um objetivo.
O Mindset Fixo determina as características imutáveis que nos acompanham pelo resto da vida, o que faz com que surjam frases como “vou tentar para quê, se já sei que não vou conseguir?”, o que faz com que a pessoa gaste menos energia e faça menos esforço em prol da realização de determinada tarefa. Já o Mindset de Crescimento permite maior maleabilidade das nossas características, nossas capacidades inatas: as potencialidades que podem ser desenvolvidas.
Por ser uma “configuração da mente” é preciso ressignificá-la. Assim como o mindset é criado desde a infância, é importante, em primeiro lugar, observar comportamentos e padrões que nos direcionam; ser mais receptivo aos esforços, compreendendo que o fracasso é parte do processo de aprendizagem e olhar para isso como resultado, não como derrota; buscar sempre mais aprofundar o autoconhecimento para identificar as crenças que nos afastam do desejado sucesso. Assim, é importante que nos observemos e que apliquemos o Mindset de Crescimento, constantemente, colocando-nos-se à disposição para crescer e se desenvolver através do esforço, não nos conformando e nos limitando à realidade que não nos satisfaz.